COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I
Sobre novas fronteiras agrícolas é correto afirmar:
A frente de expansão costuma ser rapidamente sucedida por uma frente pioneira, representada por pequenos fazendeiros, que, através do processo de grilagem (falsificação de documentos e títulos de propriedades), afirmam serem eles os donos das terras utilizadas por posseiros e até mesmo grupos indígenas.
Em linhas gerais, a fronteira agrícola costuma configurar-se por meio de uma frente de expansão, seguida por uma frente pioneira. A primeira é responsável por consolidar de forma mais acabada a atividade agropecuária em uma determinada região. Posteriormente, essas atividades passam por uma etapa de modernização produtiva.
O primeiro estágio da fronteira agrícola do Brasil localizava-se no interior do país, durante o período inicial da colonização realizada pelos portugueses. Quando os descobridores chegaram ao nosso país, começaram a devastar a Mata Atlântica para a extração do Pau-Brasil.
A fronteira agrícola brasileira encontra-se em direção à região Norte do país, registrando uma grande quantidade de conflitos na área da Floresta Amazônica, com destaque para o caso Doroth Stang, uma ativista estadunidense naturalizada brasileira que foi assassinada por fazendeiros na cidade de Anapu (PA).
A fronteira agrícola do Brasil já esteve em várias regiões. Suas mudanças aconteceram ao longo da história em virtude da situação política, porém independente da economia de cada período.
Em relação as unidades de produção familiar é correto afirmar:
Unidades de produção familiar, são unidades integradas às agroindústrias e o alto nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.
A integração destas UPs ao capital industrial possui, segundo alguns autores, um sentido único, pois garante a sobrevivência do pequeno produtor e a agroindústria assegura o seu abastecimento de matéria-prima de acordo com as especificações técnicas de que necessita.
Unidades de produção familiar, são unidades não integradas às agroindústrias e o baixo nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.
Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas baixas.
Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas altas, garantindo somente a permanência dos produtores e de suas famílias no processo produtivo, a exemplo do que ocorre com a unidade de produção camponesa típica.
Quanto aos complexos agroindustriais é correto afirmar:
As unidades de produção mais capitalizadas tendem a manter, como mão-de-obra permanente, empregados que executam atividades não especializadas (retireiros, operadores de máquinas, etc.).
Unidade de produção (UP) é entendida como a área de terra onde a produção agropecuária é realizada. Este conceito se restringe ao aspecto formal da propriedade legal da terra, uma vez que abrange áreas exploradas sob o sistema de parceria, áreas arrendadas e áreas sob posse.
Os atores sociais que não possuem algum controle sobre a terra são diferenciados por meio de uma análise multidimensional que articula o conceito de "unidade de produção", "processo de organização da produção" e "processo de integração com o mercado".
Considerando-se os atores sociais com menor controle sobre a terra, diminui a presença do assalariado, em especial do trabalhador temporário remunerado por produtividade ou tarefa.
A heterogeneidade sempre existiu; no entanto, o processo de capitalização da agricultura lhe impôs uma nova configuração. A identificação desses atores está, em primeiro lugar, relacionada com o grau de controle que possuem sobre a terra e com a forma de exploração nela existente.
Considere a Figura 2 que apresenta o esquema do Complexo Agroindustrial e julgue as questões abaixo em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:
Figura 2: Esquema do Complexo Agroindustrial.
Fonte: SZMRECSÁNYI (1983).
(___) O complexo agroindustrial é formado pelos seguintes setores (Figura 2): Produção agropecuária; Instituições; Indústria de insumos; Comercialização e Indústria de processamento.
(___) A produção agropecuária: engloba os vários tipos de cultivo e criações.
(___) A instituições envolve os vários serviços prestados ao setor agropecuário (crédito, assistência técnica, extensão, pesquisa, etc.).
(___) A indústria de insumos: abrange os ramos industriais e comerciais que se orientam para o atendimento das necessidades produtivas agropecuárias (corretivos, fertilizantes, defensivos, implementos, equipamentos, etc.).
(___) A comercialização: diz respeito aos serviços de estocagem e comercialização dos produtos agropecuários (cooperativas, atacadistas, varejistas, redes de comercialização, etc.).
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria rural em geral, em especial a de alimentos que é o principal setor (que compreende 70% do total de segmentos), dentre outras maneiras pode ser classificada segundo o grau de transformação da matéria prima (beneficiamento, processamento e transformação).
(___) O aspecto das transformações ocorridas no campo que levaram à evolução e ao surgimento de agroindústrias rurais, está inserida no contexto que é conhecido como “reestruturação dos espaços rurais“ sendo este resultante da modificação e adaptação do campo ás tendências urbanas e ao “capitalismo do sistema agroalimentar” que a cada dia cria novas variedades de alimentos industrializados, ganhando estes então cada vez mais mercado e conquistando um tipo de consumidor que não para de surgir, aquele que não tem tempo para cozinhar e busca praticidade e rapidez (IPEA, 2006).
(___) Agroindústria Caseira: é caracterizada pela inexistência de instalações e equipamentos específicos utilizados para o processamento dos alimentos assim como a relação entre o consumo familiar e a comercialização de excedentes. Este segmento (composto por agricultura familiar e comercialização de excedentes) não tem interesse em se adequar a legislação destinada a tal fim, pelo fato de que isto significaria investimentos, aumento de escala na produção para cobrir as despesas com pagamentos de taxas e impostos e consequentemente maior necessidade de mão de obra.
(___) Agroindústria Familiar Artesanal: este tipo de agroindústria se molda pela carácter artesanal do produto final, as “receitas“ são originadas de tradições familiares ou práticas alimentares regionais, que mesmo passando por aprimoramento são responsáveis por um produto com Identidade Territorial que evoca o termo “qualidade superior”, ou seja, advindos da agriculturas familiar, com menos aditivos e conservantes, associados a natureza e culturais (aparência, sabor e cheiro característicos de uma região por exemplo).
(___) Agroindústria Familiar de Pequeno Porte: pode ser descrita como uma agroindústria convencional de pequena escala, ou seja, semelhante a uma grande agroindústria, mas de porte menor. Normalmente estes empreendimentos surgem como oportunidade de renda para as famílias, mas não como uma atividade tradicionalmente realizada, então o saber fazer específico neste caso é inexistente. O produto não tem carácter artesanal e não se diferencia de produtos de grandes industrias, apenas pelo fato de que são elaborados no meio rural e em pequenas unidades de produção.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o credito PRONAF, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) No início dos anos 90, que precedeu a criação do Pronaf, a agricultura brasileira passou por um processo que incrementou a abertura comercial, colocando os produtos brasileiros sob a concorrência do mercado internacional.
(___) Ao mesmo tempo em que o crédito rural se tornou escasso, foi desativada a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e a inflação apresentava uma curva crescente. Era um cenário diferente do período que foi até início dos anos 80, quando o Estado Nacional desenvolveu sua política de modernização agrícola, baseada em crédito abundante e em investimentos em pesquisa e assistência técnica.
(___) Os agricultores familiares tinham pouco acesso ao crédito em virtude de sua escassez. (___) Alguns governos estaduais desenvolveram programas de financiamento com pagamento em equivalência-produto, mas, para a maioria dos que necessitavam de empréstimos para financiar a produção agrícola, restavam os financiamentos particulares em empresas cerealistas, cooperativas etc. A inflação e os juros altos que não estimulavam o aumento da produção por parte dos agricultores familiares e a intensificação do processo de abertura comercial (principalmente ao Mercosul) corroíam a renda agrícola.
(___) Embora seja um programa de fortalecimento da agricultura familiar, a maior parte de seus esforços e resultados estiveram concentrados no crédito desde a sua criação.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 1. Esquematização do sistema agroindustrial.
Fonte: Adaptado de Araújo et al (1990).
(___) Fica claro que há uma interdependência dos setores a montante, agropecuário, a jusante e consumidor final.
(___) O setor a montante é composto por: sementes, calcário, fertilizantes, rações produtos veterinários, combustíveis, implementos e equipamentos agrícolas, etc.
(___) O setor agropecuário é composto pelas lavouras temporárias e permanentes, extração vegetal, produção animal, etc.
(___) O setor a jusante é composto pelo processamento e consequente distribuição.
(___) Todos os setores que compõem o sistema agroindustrial são dependentes dos serviços de apoio como: veterinário, bancário, seguros, etc.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
A frente de expansão costuma ser rapidamente sucedida por uma frente pioneira, representada por pequenos fazendeiros, que, através do processo de grilagem (falsificação de documentos e títulos de propriedades), afirmam serem eles os donos das terras utilizadas por posseiros e até mesmo grupos indígenas.
Em linhas gerais, a fronteira agrícola costuma configurar-se por meio de uma frente de expansão, seguida por uma frente pioneira. A primeira é responsável por consolidar de forma mais acabada a atividade agropecuária em uma determinada região. Posteriormente, essas atividades passam por uma etapa de modernização produtiva.
O primeiro estágio da fronteira agrícola do Brasil localizava-se no interior do país, durante o período inicial da colonização realizada pelos portugueses. Quando os descobridores chegaram ao nosso país, começaram a devastar a Mata Atlântica para a extração do Pau-Brasil.
A fronteira agrícola brasileira encontra-se em direção à região Norte do país, registrando uma grande quantidade de conflitos na área da Floresta Amazônica, com destaque para o caso Doroth Stang, uma ativista estadunidense naturalizada brasileira que foi assassinada por fazendeiros na cidade de Anapu (PA).
A fronteira agrícola do Brasil já esteve em várias regiões. Suas mudanças aconteceram ao longo da história em virtude da situação política, porém independente da economia de cada período.
Em relação as unidades de produção familiar é correto afirmar:
Unidades de produção familiar, são unidades integradas às agroindústrias e o alto nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.
A integração destas UPs ao capital industrial possui, segundo alguns autores, um sentido único, pois garante a sobrevivência do pequeno produtor e a agroindústria assegura o seu abastecimento de matéria-prima de acordo com as especificações técnicas de que necessita.
Unidades de produção familiar, são unidades não integradas às agroindústrias e o baixo nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.
Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas baixas.
Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas altas, garantindo somente a permanência dos produtores e de suas famílias no processo produtivo, a exemplo do que ocorre com a unidade de produção camponesa típica.
Quanto aos complexos agroindustriais é correto afirmar:
As unidades de produção mais capitalizadas tendem a manter, como mão-de-obra permanente, empregados que executam atividades não especializadas (retireiros, operadores de máquinas, etc.).
Unidade de produção (UP) é entendida como a área de terra onde a produção agropecuária é realizada. Este conceito se restringe ao aspecto formal da propriedade legal da terra, uma vez que abrange áreas exploradas sob o sistema de parceria, áreas arrendadas e áreas sob posse.
Os atores sociais que não possuem algum controle sobre a terra são diferenciados por meio de uma análise multidimensional que articula o conceito de "unidade de produção", "processo de organização da produção" e "processo de integração com o mercado".
Considerando-se os atores sociais com menor controle sobre a terra, diminui a presença do assalariado, em especial do trabalhador temporário remunerado por produtividade ou tarefa.
A heterogeneidade sempre existiu; no entanto, o processo de capitalização da agricultura lhe impôs uma nova configuração. A identificação desses atores está, em primeiro lugar, relacionada com o grau de controle que possuem sobre a terra e com a forma de exploração nela existente.
Considere a Figura 2 que apresenta o esquema do Complexo Agroindustrial e julgue as questões abaixo em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:
Figura 2: Esquema do Complexo Agroindustrial.
Fonte: SZMRECSÁNYI (1983).
(___) O complexo agroindustrial é formado pelos seguintes setores (Figura 2): Produção agropecuária; Instituições; Indústria de insumos; Comercialização e Indústria de processamento.
(___) A produção agropecuária: engloba os vários tipos de cultivo e criações.
(___) A instituições envolve os vários serviços prestados ao setor agropecuário (crédito, assistência técnica, extensão, pesquisa, etc.).
(___) A indústria de insumos: abrange os ramos industriais e comerciais que se orientam para o atendimento das necessidades produtivas agropecuárias (corretivos, fertilizantes, defensivos, implementos, equipamentos, etc.).
(___) A comercialização: diz respeito aos serviços de estocagem e comercialização dos produtos agropecuários (cooperativas, atacadistas, varejistas, redes de comercialização, etc.).
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria rural em geral, em especial a de alimentos que é o principal setor (que compreende 70% do total de segmentos), dentre outras maneiras pode ser classificada segundo o grau de transformação da matéria prima (beneficiamento, processamento e transformação).
(___) O aspecto das transformações ocorridas no campo que levaram à evolução e ao surgimento de agroindústrias rurais, está inserida no contexto que é conhecido como “reestruturação dos espaços rurais“ sendo este resultante da modificação e adaptação do campo ás tendências urbanas e ao “capitalismo do sistema agroalimentar” que a cada dia cria novas variedades de alimentos industrializados, ganhando estes então cada vez mais mercado e conquistando um tipo de consumidor que não para de surgir, aquele que não tem tempo para cozinhar e busca praticidade e rapidez (IPEA, 2006).
(___) Agroindústria Caseira: é caracterizada pela inexistência de instalações e equipamentos específicos utilizados para o processamento dos alimentos assim como a relação entre o consumo familiar e a comercialização de excedentes. Este segmento (composto por agricultura familiar e comercialização de excedentes) não tem interesse em se adequar a legislação destinada a tal fim, pelo fato de que isto significaria investimentos, aumento de escala na produção para cobrir as despesas com pagamentos de taxas e impostos e consequentemente maior necessidade de mão de obra.
(___) Agroindústria Familiar Artesanal: este tipo de agroindústria se molda pela carácter artesanal do produto final, as “receitas“ são originadas de tradições familiares ou práticas alimentares regionais, que mesmo passando por aprimoramento são responsáveis por um produto com Identidade Territorial que evoca o termo “qualidade superior”, ou seja, advindos da agriculturas familiar, com menos aditivos e conservantes, associados a natureza e culturais (aparência, sabor e cheiro característicos de uma região por exemplo).
(___) Agroindústria Familiar de Pequeno Porte: pode ser descrita como uma agroindústria convencional de pequena escala, ou seja, semelhante a uma grande agroindústria, mas de porte menor. Normalmente estes empreendimentos surgem como oportunidade de renda para as famílias, mas não como uma atividade tradicionalmente realizada, então o saber fazer específico neste caso é inexistente. O produto não tem carácter artesanal e não se diferencia de produtos de grandes industrias, apenas pelo fato de que são elaborados no meio rural e em pequenas unidades de produção.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o credito PRONAF, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) No início dos anos 90, que precedeu a criação do Pronaf, a agricultura brasileira passou por um processo que incrementou a abertura comercial, colocando os produtos brasileiros sob a concorrência do mercado internacional.
(___) Ao mesmo tempo em que o crédito rural se tornou escasso, foi desativada a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e a inflação apresentava uma curva crescente. Era um cenário diferente do período que foi até início dos anos 80, quando o Estado Nacional desenvolveu sua política de modernização agrícola, baseada em crédito abundante e em investimentos em pesquisa e assistência técnica.
(___) Os agricultores familiares tinham pouco acesso ao crédito em virtude de sua escassez. (___) Alguns governos estaduais desenvolveram programas de financiamento com pagamento em equivalência-produto, mas, para a maioria dos que necessitavam de empréstimos para financiar a produção agrícola, restavam os financiamentos particulares em empresas cerealistas, cooperativas etc. A inflação e os juros altos que não estimulavam o aumento da produção por parte dos agricultores familiares e a intensificação do processo de abertura comercial (principalmente ao Mercosul) corroíam a renda agrícola.
(___) Embora seja um programa de fortalecimento da agricultura familiar, a maior parte de seus esforços e resultados estiveram concentrados no crédito desde a sua criação.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 1. Esquematização do sistema agroindustrial.
Fonte: Adaptado de Araújo et al (1990).
(___) Fica claro que há uma interdependência dos setores a montante, agropecuário, a jusante e consumidor final.
(___) O setor a montante é composto por: sementes, calcário, fertilizantes, rações produtos veterinários, combustíveis, implementos e equipamentos agrícolas, etc.
(___) O setor agropecuário é composto pelas lavouras temporárias e permanentes, extração vegetal, produção animal, etc.
(___) O setor a jusante é composto pelo processamento e consequente distribuição.
(___) Todos os setores que compõem o sistema agroindustrial são dependentes dos serviços de apoio como: veterinário, bancário, seguros, etc.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
Unidades de produção familiar, são unidades integradas às agroindústrias e o alto nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.
A integração destas UPs ao capital industrial possui, segundo alguns autores, um sentido único, pois garante a sobrevivência do pequeno produtor e a agroindústria assegura o seu abastecimento de matéria-prima de acordo com as especificações técnicas de que necessita.
Unidades de produção familiar, são unidades não integradas às agroindústrias e o baixo nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.
Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas baixas.
Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas altas, garantindo somente a permanência dos produtores e de suas famílias no processo produtivo, a exemplo do que ocorre com a unidade de produção camponesa típica.
Quanto aos complexos agroindustriais é correto afirmar:
As unidades de produção mais capitalizadas tendem a manter, como mão-de-obra permanente, empregados que executam atividades não especializadas (retireiros, operadores de máquinas, etc.).
Unidade de produção (UP) é entendida como a área de terra onde a produção agropecuária é realizada. Este conceito se restringe ao aspecto formal da propriedade legal da terra, uma vez que abrange áreas exploradas sob o sistema de parceria, áreas arrendadas e áreas sob posse.
Os atores sociais que não possuem algum controle sobre a terra são diferenciados por meio de uma análise multidimensional que articula o conceito de "unidade de produção", "processo de organização da produção" e "processo de integração com o mercado".
Considerando-se os atores sociais com menor controle sobre a terra, diminui a presença do assalariado, em especial do trabalhador temporário remunerado por produtividade ou tarefa.
A heterogeneidade sempre existiu; no entanto, o processo de capitalização da agricultura lhe impôs uma nova configuração. A identificação desses atores está, em primeiro lugar, relacionada com o grau de controle que possuem sobre a terra e com a forma de exploração nela existente.
Considere a Figura 2 que apresenta o esquema do Complexo Agroindustrial e julgue as questões abaixo em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:
Figura 2: Esquema do Complexo Agroindustrial.
Fonte: SZMRECSÁNYI (1983).
(___) O complexo agroindustrial é formado pelos seguintes setores (Figura 2): Produção agropecuária; Instituições; Indústria de insumos; Comercialização e Indústria de processamento.
(___) A produção agropecuária: engloba os vários tipos de cultivo e criações.
(___) A instituições envolve os vários serviços prestados ao setor agropecuário (crédito, assistência técnica, extensão, pesquisa, etc.).
(___) A indústria de insumos: abrange os ramos industriais e comerciais que se orientam para o atendimento das necessidades produtivas agropecuárias (corretivos, fertilizantes, defensivos, implementos, equipamentos, etc.).
(___) A comercialização: diz respeito aos serviços de estocagem e comercialização dos produtos agropecuários (cooperativas, atacadistas, varejistas, redes de comercialização, etc.).
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria rural em geral, em especial a de alimentos que é o principal setor (que compreende 70% do total de segmentos), dentre outras maneiras pode ser classificada segundo o grau de transformação da matéria prima (beneficiamento, processamento e transformação).
(___) O aspecto das transformações ocorridas no campo que levaram à evolução e ao surgimento de agroindústrias rurais, está inserida no contexto que é conhecido como “reestruturação dos espaços rurais“ sendo este resultante da modificação e adaptação do campo ás tendências urbanas e ao “capitalismo do sistema agroalimentar” que a cada dia cria novas variedades de alimentos industrializados, ganhando estes então cada vez mais mercado e conquistando um tipo de consumidor que não para de surgir, aquele que não tem tempo para cozinhar e busca praticidade e rapidez (IPEA, 2006).
(___) Agroindústria Caseira: é caracterizada pela inexistência de instalações e equipamentos específicos utilizados para o processamento dos alimentos assim como a relação entre o consumo familiar e a comercialização de excedentes. Este segmento (composto por agricultura familiar e comercialização de excedentes) não tem interesse em se adequar a legislação destinada a tal fim, pelo fato de que isto significaria investimentos, aumento de escala na produção para cobrir as despesas com pagamentos de taxas e impostos e consequentemente maior necessidade de mão de obra.
(___) Agroindústria Familiar Artesanal: este tipo de agroindústria se molda pela carácter artesanal do produto final, as “receitas“ são originadas de tradições familiares ou práticas alimentares regionais, que mesmo passando por aprimoramento são responsáveis por um produto com Identidade Territorial que evoca o termo “qualidade superior”, ou seja, advindos da agriculturas familiar, com menos aditivos e conservantes, associados a natureza e culturais (aparência, sabor e cheiro característicos de uma região por exemplo).
(___) Agroindústria Familiar de Pequeno Porte: pode ser descrita como uma agroindústria convencional de pequena escala, ou seja, semelhante a uma grande agroindústria, mas de porte menor. Normalmente estes empreendimentos surgem como oportunidade de renda para as famílias, mas não como uma atividade tradicionalmente realizada, então o saber fazer específico neste caso é inexistente. O produto não tem carácter artesanal e não se diferencia de produtos de grandes industrias, apenas pelo fato de que são elaborados no meio rural e em pequenas unidades de produção.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o credito PRONAF, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) No início dos anos 90, que precedeu a criação do Pronaf, a agricultura brasileira passou por um processo que incrementou a abertura comercial, colocando os produtos brasileiros sob a concorrência do mercado internacional.
(___) Ao mesmo tempo em que o crédito rural se tornou escasso, foi desativada a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e a inflação apresentava uma curva crescente. Era um cenário diferente do período que foi até início dos anos 80, quando o Estado Nacional desenvolveu sua política de modernização agrícola, baseada em crédito abundante e em investimentos em pesquisa e assistência técnica.
(___) Os agricultores familiares tinham pouco acesso ao crédito em virtude de sua escassez. (___) Alguns governos estaduais desenvolveram programas de financiamento com pagamento em equivalência-produto, mas, para a maioria dos que necessitavam de empréstimos para financiar a produção agrícola, restavam os financiamentos particulares em empresas cerealistas, cooperativas etc. A inflação e os juros altos que não estimulavam o aumento da produção por parte dos agricultores familiares e a intensificação do processo de abertura comercial (principalmente ao Mercosul) corroíam a renda agrícola.
(___) Embora seja um programa de fortalecimento da agricultura familiar, a maior parte de seus esforços e resultados estiveram concentrados no crédito desde a sua criação.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 1. Esquematização do sistema agroindustrial.
Fonte: Adaptado de Araújo et al (1990).
(___) Fica claro que há uma interdependência dos setores a montante, agropecuário, a jusante e consumidor final.
(___) O setor a montante é composto por: sementes, calcário, fertilizantes, rações produtos veterinários, combustíveis, implementos e equipamentos agrícolas, etc.
(___) O setor agropecuário é composto pelas lavouras temporárias e permanentes, extração vegetal, produção animal, etc.
(___) O setor a jusante é composto pelo processamento e consequente distribuição.
(___) Todos os setores que compõem o sistema agroindustrial são dependentes dos serviços de apoio como: veterinário, bancário, seguros, etc.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
As unidades de produção mais capitalizadas tendem a manter, como mão-de-obra permanente, empregados que executam atividades não especializadas (retireiros, operadores de máquinas, etc.).
Unidade de produção (UP) é entendida como a área de terra onde a produção agropecuária é realizada. Este conceito se restringe ao aspecto formal da propriedade legal da terra, uma vez que abrange áreas exploradas sob o sistema de parceria, áreas arrendadas e áreas sob posse.
Os atores sociais que não possuem algum controle sobre a terra são diferenciados por meio de uma análise multidimensional que articula o conceito de "unidade de produção", "processo de organização da produção" e "processo de integração com o mercado".
Considerando-se os atores sociais com menor controle sobre a terra, diminui a presença do assalariado, em especial do trabalhador temporário remunerado por produtividade ou tarefa.
A heterogeneidade sempre existiu; no entanto, o processo de capitalização da agricultura lhe impôs uma nova configuração. A identificação desses atores está, em primeiro lugar, relacionada com o grau de controle que possuem sobre a terra e com a forma de exploração nela existente.
Considere a Figura 2 que apresenta o esquema do Complexo Agroindustrial e julgue as questões abaixo em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:
Figura 2: Esquema do Complexo Agroindustrial.
Fonte: SZMRECSÁNYI (1983).
(___) O complexo agroindustrial é formado pelos seguintes setores (Figura 2): Produção agropecuária; Instituições; Indústria de insumos; Comercialização e Indústria de processamento.
(___) A produção agropecuária: engloba os vários tipos de cultivo e criações.
(___) A instituições envolve os vários serviços prestados ao setor agropecuário (crédito, assistência técnica, extensão, pesquisa, etc.).
(___) A indústria de insumos: abrange os ramos industriais e comerciais que se orientam para o atendimento das necessidades produtivas agropecuárias (corretivos, fertilizantes, defensivos, implementos, equipamentos, etc.).
(___) A comercialização: diz respeito aos serviços de estocagem e comercialização dos produtos agropecuários (cooperativas, atacadistas, varejistas, redes de comercialização, etc.).
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria rural em geral, em especial a de alimentos que é o principal setor (que compreende 70% do total de segmentos), dentre outras maneiras pode ser classificada segundo o grau de transformação da matéria prima (beneficiamento, processamento e transformação).
(___) O aspecto das transformações ocorridas no campo que levaram à evolução e ao surgimento de agroindústrias rurais, está inserida no contexto que é conhecido como “reestruturação dos espaços rurais“ sendo este resultante da modificação e adaptação do campo ás tendências urbanas e ao “capitalismo do sistema agroalimentar” que a cada dia cria novas variedades de alimentos industrializados, ganhando estes então cada vez mais mercado e conquistando um tipo de consumidor que não para de surgir, aquele que não tem tempo para cozinhar e busca praticidade e rapidez (IPEA, 2006).
(___) Agroindústria Caseira: é caracterizada pela inexistência de instalações e equipamentos específicos utilizados para o processamento dos alimentos assim como a relação entre o consumo familiar e a comercialização de excedentes. Este segmento (composto por agricultura familiar e comercialização de excedentes) não tem interesse em se adequar a legislação destinada a tal fim, pelo fato de que isto significaria investimentos, aumento de escala na produção para cobrir as despesas com pagamentos de taxas e impostos e consequentemente maior necessidade de mão de obra.
(___) Agroindústria Familiar Artesanal: este tipo de agroindústria se molda pela carácter artesanal do produto final, as “receitas“ são originadas de tradições familiares ou práticas alimentares regionais, que mesmo passando por aprimoramento são responsáveis por um produto com Identidade Territorial que evoca o termo “qualidade superior”, ou seja, advindos da agriculturas familiar, com menos aditivos e conservantes, associados a natureza e culturais (aparência, sabor e cheiro característicos de uma região por exemplo).
(___) Agroindústria Familiar de Pequeno Porte: pode ser descrita como uma agroindústria convencional de pequena escala, ou seja, semelhante a uma grande agroindústria, mas de porte menor. Normalmente estes empreendimentos surgem como oportunidade de renda para as famílias, mas não como uma atividade tradicionalmente realizada, então o saber fazer específico neste caso é inexistente. O produto não tem carácter artesanal e não se diferencia de produtos de grandes industrias, apenas pelo fato de que são elaborados no meio rural e em pequenas unidades de produção.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o credito PRONAF, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) No início dos anos 90, que precedeu a criação do Pronaf, a agricultura brasileira passou por um processo que incrementou a abertura comercial, colocando os produtos brasileiros sob a concorrência do mercado internacional.
(___) Ao mesmo tempo em que o crédito rural se tornou escasso, foi desativada a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e a inflação apresentava uma curva crescente. Era um cenário diferente do período que foi até início dos anos 80, quando o Estado Nacional desenvolveu sua política de modernização agrícola, baseada em crédito abundante e em investimentos em pesquisa e assistência técnica.
(___) Os agricultores familiares tinham pouco acesso ao crédito em virtude de sua escassez. (___) Alguns governos estaduais desenvolveram programas de financiamento com pagamento em equivalência-produto, mas, para a maioria dos que necessitavam de empréstimos para financiar a produção agrícola, restavam os financiamentos particulares em empresas cerealistas, cooperativas etc. A inflação e os juros altos que não estimulavam o aumento da produção por parte dos agricultores familiares e a intensificação do processo de abertura comercial (principalmente ao Mercosul) corroíam a renda agrícola.
(___) Embora seja um programa de fortalecimento da agricultura familiar, a maior parte de seus esforços e resultados estiveram concentrados no crédito desde a sua criação.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 1. Esquematização do sistema agroindustrial.
Fonte: Adaptado de Araújo et al (1990).
(___) Fica claro que há uma interdependência dos setores a montante, agropecuário, a jusante e consumidor final.
(___) O setor a montante é composto por: sementes, calcário, fertilizantes, rações produtos veterinários, combustíveis, implementos e equipamentos agrícolas, etc.
(___) O setor agropecuário é composto pelas lavouras temporárias e permanentes, extração vegetal, produção animal, etc.
(___) O setor a jusante é composto pelo processamento e consequente distribuição.
(___) Todos os setores que compõem o sistema agroindustrial são dependentes dos serviços de apoio como: veterinário, bancário, seguros, etc.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria rural em geral, em especial a de alimentos que é o principal setor (que compreende 70% do total de segmentos), dentre outras maneiras pode ser classificada segundo o grau de transformação da matéria prima (beneficiamento, processamento e transformação).
(___) O aspecto das transformações ocorridas no campo que levaram à evolução e ao surgimento de agroindústrias rurais, está inserida no contexto que é conhecido como “reestruturação dos espaços rurais“ sendo este resultante da modificação e adaptação do campo ás tendências urbanas e ao “capitalismo do sistema agroalimentar” que a cada dia cria novas variedades de alimentos industrializados, ganhando estes então cada vez mais mercado e conquistando um tipo de consumidor que não para de surgir, aquele que não tem tempo para cozinhar e busca praticidade e rapidez (IPEA, 2006).
(___) Agroindústria Caseira: é caracterizada pela inexistência de instalações e equipamentos específicos utilizados para o processamento dos alimentos assim como a relação entre o consumo familiar e a comercialização de excedentes. Este segmento (composto por agricultura familiar e comercialização de excedentes) não tem interesse em se adequar a legislação destinada a tal fim, pelo fato de que isto significaria investimentos, aumento de escala na produção para cobrir as despesas com pagamentos de taxas e impostos e consequentemente maior necessidade de mão de obra.
(___) Agroindústria Familiar Artesanal: este tipo de agroindústria se molda pela carácter artesanal do produto final, as “receitas“ são originadas de tradições familiares ou práticas alimentares regionais, que mesmo passando por aprimoramento são responsáveis por um produto com Identidade Territorial que evoca o termo “qualidade superior”, ou seja, advindos da agriculturas familiar, com menos aditivos e conservantes, associados a natureza e culturais (aparência, sabor e cheiro característicos de uma região por exemplo).
(___) Agroindústria Familiar de Pequeno Porte: pode ser descrita como uma agroindústria convencional de pequena escala, ou seja, semelhante a uma grande agroindústria, mas de porte menor. Normalmente estes empreendimentos surgem como oportunidade de renda para as famílias, mas não como uma atividade tradicionalmente realizada, então o saber fazer específico neste caso é inexistente. O produto não tem carácter artesanal e não se diferencia de produtos de grandes industrias, apenas pelo fato de que são elaborados no meio rural e em pequenas unidades de produção.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o credito PRONAF, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) No início dos anos 90, que precedeu a criação do Pronaf, a agricultura brasileira passou por um processo que incrementou a abertura comercial, colocando os produtos brasileiros sob a concorrência do mercado internacional.
(___) Ao mesmo tempo em que o crédito rural se tornou escasso, foi desativada a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e a inflação apresentava uma curva crescente. Era um cenário diferente do período que foi até início dos anos 80, quando o Estado Nacional desenvolveu sua política de modernização agrícola, baseada em crédito abundante e em investimentos em pesquisa e assistência técnica.
(___) Os agricultores familiares tinham pouco acesso ao crédito em virtude de sua escassez. (___) Alguns governos estaduais desenvolveram programas de financiamento com pagamento em equivalência-produto, mas, para a maioria dos que necessitavam de empréstimos para financiar a produção agrícola, restavam os financiamentos particulares em empresas cerealistas, cooperativas etc. A inflação e os juros altos que não estimulavam o aumento da produção por parte dos agricultores familiares e a intensificação do processo de abertura comercial (principalmente ao Mercosul) corroíam a renda agrícola.
(___) Embora seja um programa de fortalecimento da agricultura familiar, a maior parte de seus esforços e resultados estiveram concentrados no crédito desde a sua criação.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 1. Esquematização do sistema agroindustrial.
Fonte: Adaptado de Araújo et al (1990).
(___) Fica claro que há uma interdependência dos setores a montante, agropecuário, a jusante e consumidor final.
(___) O setor a montante é composto por: sementes, calcário, fertilizantes, rações produtos veterinários, combustíveis, implementos e equipamentos agrícolas, etc.
(___) O setor agropecuário é composto pelas lavouras temporárias e permanentes, extração vegetal, produção animal, etc.
(___) O setor a jusante é composto pelo processamento e consequente distribuição.
(___) Todos os setores que compõem o sistema agroindustrial são dependentes dos serviços de apoio como: veterinário, bancário, seguros, etc.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o credito PRONAF, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) No início dos anos 90, que precedeu a criação do Pronaf, a agricultura brasileira passou por um processo que incrementou a abertura comercial, colocando os produtos brasileiros sob a concorrência do mercado internacional.
(___) Ao mesmo tempo em que o crédito rural se tornou escasso, foi desativada a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e a inflação apresentava uma curva crescente. Era um cenário diferente do período que foi até início dos anos 80, quando o Estado Nacional desenvolveu sua política de modernização agrícola, baseada em crédito abundante e em investimentos em pesquisa e assistência técnica.
(___) Os agricultores familiares tinham pouco acesso ao crédito em virtude de sua escassez. (___) Alguns governos estaduais desenvolveram programas de financiamento com pagamento em equivalência-produto, mas, para a maioria dos que necessitavam de empréstimos para financiar a produção agrícola, restavam os financiamentos particulares em empresas cerealistas, cooperativas etc. A inflação e os juros altos que não estimulavam o aumento da produção por parte dos agricultores familiares e a intensificação do processo de abertura comercial (principalmente ao Mercosul) corroíam a renda agrícola.
(___) Embora seja um programa de fortalecimento da agricultura familiar, a maior parte de seus esforços e resultados estiveram concentrados no crédito desde a sua criação.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 1. Esquematização do sistema agroindustrial.
Fonte: Adaptado de Araújo et al (1990).
(___) Fica claro que há uma interdependência dos setores a montante, agropecuário, a jusante e consumidor final.
(___) O setor a montante é composto por: sementes, calcário, fertilizantes, rações produtos veterinários, combustíveis, implementos e equipamentos agrícolas, etc.
(___) O setor agropecuário é composto pelas lavouras temporárias e permanentes, extração vegetal, produção animal, etc.
(___) O setor a jusante é composto pelo processamento e consequente distribuição.
(___) Todos os setores que compõem o sistema agroindustrial são dependentes dos serviços de apoio como: veterinário, bancário, seguros, etc.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 1. Esquematização do sistema agroindustrial.
Fonte: Adaptado de Araújo et al (1990).
(___) Fica claro que há uma interdependência dos setores a montante, agropecuário, a jusante e consumidor final.
(___) O setor a montante é composto por: sementes, calcário, fertilizantes, rações produtos veterinários, combustíveis, implementos e equipamentos agrícolas, etc.
(___) O setor agropecuário é composto pelas lavouras temporárias e permanentes, extração vegetal, produção animal, etc.
(___) O setor a jusante é composto pelo processamento e consequente distribuição.
(___) Todos os setores que compõem o sistema agroindustrial são dependentes dos serviços de apoio como: veterinário, bancário, seguros, etc.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Leia as afirmativas abaixo e classifique - as falsas (F) ou verdadeiras (V).
(___) O setor de sementes seleciona plantas com características específicas e atributos desejáveis com base na teoria da evolução e nas descobertas das leis da hereditariedade. A semente melhorada é o principal fator da produtividade e é o vetor da eficiência dos chamados insumos modernos.
(___) O uso de fertilizantes está associado às técnicas que visam a melhorar qualitativamente o solo, servindo, portanto, como poupança quantitativa do fator terra. A qualidade do solo determina as necessidades de fertilizantes para sua correção e recomposição.
(___) O defensivo contribui para evitar a queda da produtividade de todos insumos e fatores de produção. Os defensivos agrícolas são produtos químicos que, quando aplicados em épocas próprias, em caráter regular ou em situações de emergência, servem para combater, controlar e evitar a incidência de doenças e pragas.
(___) Tanto na indústria de tratores como na de colheitadeiras, a constante necessidade de inovar coloca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento como ponto estratégico para manter a capacidade competitiva.
(___) No Complexo Agroindustrial, as atividades ligadas ao segmento de processamento, transformação e distribuição tendem a ter maior velocidade de crescimento em relação às demais, em termos econômicos e de geração de emprego.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
A FAO (Food and Agriculture Organization) entende que a aplicação eficaz da estratégia para o desenvolvimento agrícola para os países cujo Produto Nacional Bruto - PNB provém na maioria da agricultura, está na criação de agroindústrias. Ela seleciona agroindústrias prioritárias para países em desenvolvimento e inclusive o Brasil. Sobre essas industrias é correto afirmar que:
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.
(___) O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.
(___) Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.
(___) Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
(___) A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.
Indústria de processamento de frutas e hortaliças. São produzidas basicamente frutas "in natura" classificadas, polidas e embaladas. Compotas, geleias, refrigerantes, sucos, frutas secas cristalizadas (desidratadas), picles, cebolas em massa, pó de alho, óleo de frutas para cosméticos (abacate), óleos essenciais, pectina, entre outros. Justificativas: Evitar perdas de até 100% em frutas e hortaliças comercializadas "in natura" em excedentes de produção e de comercialização.
Indústria extrativa de óleos comestíveis e proteínas vegetais de sementes de oleaginosas. Nestas indústrias pode-se produzir óleo combustível, farinhas proteicas das tortas esgotadas de alto valor nutritivo e como subprodutos sabões, óleos lubrificantes e glicerina. A principal justificativa para a instalação dessas indústrias é que as oleaginosas são as principais sementes fornecedoras de óleo combustível. Atualmente apresentam um dos maiores valores de produção juntamente com laticínios e carnes.
Indústria de beneficiamento, armazenamento e processamento de cereais. São as que utilizam principalmente arroz e milho com produção de arroz beneficiado, fubá, canjica, farinha de milho, amidos de milho e de arroz, além dos subprodutos farelo e "grits”.
Indústria de fermentação. Produtos: leveduras comestíveis; aminoácidos produzidos em diversos substratos que são resíduos de indústrias; produção de vinho, de vinagre, de alimentos à base de soja, de pescado fermentado, de leite fermentado, de legumes fermentado etc. Justificativas: tecnologia ajustável a qualquer região devido à diversidade de matérias primas. Apresentam baixas perspectivas de utilização diante dos avanços da biotecnologia.
Indústria extrativa de fécula e raspas de mandioca. Produtos: fécula de boa qualidade para substituir a farinha de trigo e raspas para consumo humano, exportação e ração.